Sala dos professores


Bem-vindo professor(a)!


Esta seção foi criada a partir da ideia de propormos uma interatividade maior entre espaços não-formais de aprendizagem e o ensino nas escolas. Foi uma necessidade que percebemos ao levar uma estudante do ensino médio para fazer a visita e ela ter observado poucas relações entre o que via na escola e o que ela viu no museu. 

O Museu da Lâmpada, é um ambiente que conta com materiais de apoio que podem ser trabalhados com seus alunos (imagens abaixo). É possível o agendamento de visitas guiadas e focadas conforme as necessidades do seu grupo, além de possuir um auditório que pode ser usado para discussões. 














Pensando nisso criamos este ambiente para você professor, e colocamos algumas sugestões do que pode ser explorado nesse ambiente, em termos de conteúdo, atividades e espaço. 



Fique a vontade para explorar!


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Lâmpadas – Aulas de ciências naturais

Existem diversas formas de se abordar esse assusto em sala de aula, fica proposto aqui pra vocês duas formas de se trabalhar esse assunto com o auxílio do Museu da Lâmpada:

Proposta 1 – Impactos ambientais e suas soluções
Nesta proposta visa-se trabalhar conteúdos e atitudes com os alunos do ensino fundamental. Em um cenário pré-visitação do museu passar as seguintes perguntas:

1) Quais são os impactos ambientais causados pelas lâmpadas?
2) Como podemos diminuí-los? Ou tratá-los?


Após a visita e em sala de aula, realize um brainstorming sobre os impactos identificados no museu. Divida-os em grupo, de modo que cada grupo de alunos trabalhe um impacto ambiental relacionado.
Proponha que em grupos elaborem um cartaz com os seguintes itens:

 - Causas do impacto;

 - Consequências para os homens;
 - Formas de diminuí-lo;

Após a montagem do cartaz, reúna os grupos e os façam apresentar seus cartazes para toda a sala. Para fechar o assunto, peça que cada um escreva uma redação sobre o tema.

Proposta 2 – Comparação entre lâmpadas domésticas:
Indica-se esta proposta para os anos finais do ensino fundamental (8° ou 9° anos). Quer-se propor a discussão:

"Qual lâmpada consome menos energia?"

Os alunos deverão ir para a visita no museu buscando uma resposta para a questão. Em um cenário pós aula, você deverá propor uma discussão a cerca das respostas e justificativas encontradas. 


Proponha o seguinte problema:

"Uma casa possui em média 3 cômodos. Cada cômodo possui 1 luminária com uma lâmpada, esta lâmpada fica acesa diariamente por 8 horas. Sabe-se que cada tipo de lâmpada possui características específicas conforme a tabela abaixo:

Tipo da lâmpada Vida útil média Potência Preço da lâmpada
Incandescente 1000 horas 60 W  R$     5,00
Fluorescente compacta 7500 horas 15 W  R$    15,00
LED 25000 horas 8 W  R$   100,00

Considerando que essa casa irá usar todas as lâmpadas do mesmo tipo, calcule:

a) Quantas lâmpadas serão utilizadas em um período de 5 anos? Calcule para todos os tipos de lâmpadas.
b) Quanto de energia a casa irá consumir em um período de um ano? Calcule para todos os tipo de lâmpadas.
c) Considerando que um KW custe R$ 0,50, quanto de energia elétrica cada casa pagará em um período de 2 anos. Calcule para todos os tipos de lâmpadas."

Para lhe ajudar com as informações lhe sugerimos este artigo:

"Estudo comparativo entre lâmpadas: incandescentes, fluorescentes compactas e LED"


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Lâmpadas – Aulas de Física

Proposta 1 – Comparação entre lâmpadas:

Esta proposta propõe a discussão sobre:

"Qual lâmpada consome menos energia elétrica? Esta é a melhor lâmpada?"


Antes da visita propõem-se esta discussão para os alunos em sala de aula, incentive a discussão. Deixe-os chegar em uma conclusão a partir de suas concepções.

Após a visita ao museu da Lâmpada retome o assunto e lhes peça para argumentar usando os conteúdos aprendidos na visitação. Para enriquecer a discussão forneça-lhes esta reportagem:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/qual-melhor-lampada-incandescente-fluorescente-halogena-ou-led-770775.shtml

Espera-se que a primeira parte da pergunta "Qual lâmpada consome menos energia elétrica?" já tenha sido respondida. Para a segunda parte da discussão você professor, deverá explorar "melhor em que?" e dessa maneira introduzir conceitos físicos:

Lei de Ohm
Lei de Watt
Características físicas da Luz
Iluminância
Luminância
Intensidade Luminosa
Fluxo Luminoso
Eficiência Luminosa
Índice de reprodução de cor


No site abaixo você encontra um material sobre estas propriedades, podendo trabalhá-lo diretamente com os alunos ou usá-lo como fonte de consulta:http://www.lumicenteriluminacao.com.br/arquivos/info_tecnicas_lumidec.pdf

Após trabalhar estes conceitos com seus alunos, você poderá retomar a pergunta: "Qual lâmpada é melhor?" sob várias ópticas e efetuar uma comparação das propriedades trabalhadas em sala de aula para cada lâmpada vista no museu.

EXTRA: Pode-se ainda avançar numa discussão sobre o efeito fotoelétrico:

Esta excelente página traz uma proposta a ser aplicada a estudantes do ensino médio sobre esse fenômeno:



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Lâmpadas - Aula de Química


Existem diversas formas de se abordar esse assusto em sala de aula, fica proposto aqui pra vocês duas formas de se trabalhar esse assunto com o auxílio do Museu da Lâmpada:




Proposta 1 – Tipos de lâmpadas

Uma proposta interessante de se trabalhar neste local seria abordar os tipos de lâmpada e a parte química de envolvida em cada um deles:
Você poderia pedir que os alunos da sala se dividissem em  5 grupos, sendo que cada um dos grupos trabalhasse sobre um tipo de lâmpada (incandescente, fluorescente, halógenas, a vapor e lâmpadas de LED).  Cada aluno deveria observar no museu e tentar  fazer desenhos que reproduzam os respectivos modelos de lâmpadas que estão trabalhando com seu grupo. 

Na sala de informática, ou em casa, os grupos devem fazer uma pesquisa sobre sua lâmpada, seus constituintes básicos, princípio de funcionamento e onde são utilizadas. Em sala de aula, o professor pode gerar uma série de seminários, onde cada grupo teria a oportunidade de mostrar pra sala o resultado de sua pesquisa e sua impressão sobre o museu, se ele foi ou não útil para a realização do trabalho. O professor deve auxiliar seus alunos no processo de pesquisa para que conceitos errôneos não sejam abordados.






Proposta 2 – Lâmpadas fluorescentes e seu descarte     
          
É muito importante que o professor consciencialize seus alunos a cerca dos problemas ambientais existentes em nosso planeta. O museu apresenta uma parte focada no processo de reciclagem das lâmpadas fluorescentes, explica a importância de reciclar corretamente este tipo de lâmpada, porque ela contém mercúrio.

O professor pode trabalhar em sala de aula sobre o que é mercúrio, suas vantagens e desvantagens e a importância de um descarte correto. O seguinte artigo pode ser interessante para trabalhar esse tema: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/04-QS-4006.pdf

O professor pode agendar uma visita com o museu, pedindo um enfoque maior para o processo de reciclagem. E depois pedir que seus alunos façam um debate sobre a importância da reciclagem das lâmpadas fluorescentes, em sala de aula. 




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